Algumas cirurgias ou feridas grandes e profundas demais precisam ser fechados com pontos. Pontos cirúrgicos são utilizados como uma forma de unir a pele e fechar os músculos e, por este motivo, não devem ser removidos antes da hora. Caso isso aconteça, há chances de eles inflamarem ou infeccionados.
Os pontos não garantem 100% que bactérias não atingirão o local ferido. Mesmo com eles, microrganismos podem entrar na região caso não esteja limpa e bem cuidada. Até mesmo durante a cirurgia, se os instrumentos médicos não estiverem devidamente higienizados, pode ocorrer a infecção ou a inflamação da lesão.
Para evitar que qualquer tipo de inflamação ou infecção aconteça, você deve tomar alguns cuidados: evite retirar a compressa colocada no hospital após a suturação – trata-se de uma medida de proteção.
Após a retirada da compressa, é necessário fazer uma higienização do local dos pontos. Mantê-los limpos é essencial para que a infecção ou inflamação não ocorra. Lave a ferida com água e sabão delicadamente ou use soro fisiológico, sabão e gaze.